eng
competition

Text Practice Mode

Memória Motora: Por que nunca esquecemos de andar de bicicleta?

created Apr 9th 2021, 18:40 by Residober


2


Rating

588 words
24 completed
00:00
O aprendizado motor influi em mecanismos específicos relacionados ao seu armazenamento, a chamada memória associativa, que compreende a aquisição e desenvolvimento de habilidades motoras através da repetição de gestos proporcionando a mecanização do movimento. Sua organização deve-se, possivelmente, à plasticidade no núcleo cerebelar. Com a extinção de sua prática, ao readquiri-lo , seu processo ocorre mais aceleradamente do que a aquisição original. Assim, a memória motora é importante, não somente para, posteriormente, executar a mesma atividade com maior facilidade; como também, no aprendizado de novos gestos que possuem movimentos similares.
Por que ao aprendermos uma atividade motora como andar de bicicleta, dançar tango ou mesmo datilografia, podemos permanecer um tempo significativo sem praticá-la, que ao entrarmos em contato com a mesma, parece que ainda, apesar de uma relativa perda de habilidade, ainda sabemos executá-la? Será que realmente podemos guardar gestos motores a partir de um aprendizado? Será que o modo como este processo é realizado é semelhante àquele envolvido em fenômenos cognitivos como é o caso de se memorizar fatos ou eventos?
Sim, existe uma memória para o aprendizado da habilidade motora. Entretanto, antes de tudo, é preciso distinguir os diversos tipos de memória e, principalmente o "como" e o "onde" elas são armazenadas (Squire e Kandel, 2003; Albright et al., 2000). O primeiro nível de memória, a chamada declarativa ou explícita (semântica ou episódica), é utilizado para guardar fatos e eventos e reúne tudo o que podemos chamar por meio de palavras, o que não é o caso do nosso estudo. Assim, quando a memorização está relacionada a eventos datados, que aconteceram ao longo do tempo, ela é denominada de episódica, como, por exemplo, ao lembrar que Ayrton Senna morreu no dia 24 de março de 1994. No entanto, quando a memória se refere à recordação do significado das palavras e abrange conceitos atemporais a chamamos de semântica como, por exemplo, ao relacionar o fato de que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. O segundo nível de memória, denominada não-declarativa ou implícita, difere da declarativa por não precisar ser verbalizada, sendo também subdividida em dois estados: a memória associativa que compreende a memória motora para aquisição e alteração de habilidades, bem como o condicionamento clássico; e a memória não-associativa relacionada às respostas emocionais.
Quando realizamos ou tentamos imitar um ato motor, nossos programas representam nada mais do que modelos para a formação de memórias associativas. Nesse estágio, este tipo de memória se refere à capacidade humana de aprender novos gestos motores, sendo manifestada através da melhora do seu desempenho. Seu desenvolvimento necessita de treinamento repetitivo e, normalmente, é duradouro, de forma que a repetição consiga transformar um gesto, antes, descoordenado em um movimento muito mais harmonioso, através de um processo chamado mecanização (Ohyama et al., 2003). Quando se adquire maior domínio sobre determinado gesto motor como, por exemplo, ao andar de bicicleta, realizamos uma curva ou desviamos rapidamente de um buraco, a ação necessária para execução do movimento é realizada com pouco esforço, sem que seja necessário intenso raciocínio ou programação, pois houve uma mecanização prévia de possíveis reações, a qual foi gerada, a princípio, pelo treinamento repetitivo. Somos capazes de executar alguns afazeres com nosso pensamento direcionado para outra questão. Como memória para o gesto motor, seu reaprendizado é muito mais veloz do que um novo aprendizado, de modo semelhante a alterarmos eventos ou fatos em nossa memória declarativa, mas utilizando-se áreas encefálicas completamente diferentes.
 Essa é a explicação para a conhecida frase que diz: "quem aprendeu a andar de bicicleta, nunca irá esquecer".

saving score / loading statistics ...